Vantagens da Construção a Seco

VOCÊ VAI PRECISAR DE:
Um método construtivo que já é bastante difundido no exterior e que vem ganhando espaço no Brasil é a Construção a Seco. Neste material você encontra um panorama sobre esse método, com suas principais características e vantagens.
O que é Construção a Seco?
Como o próprio nome diz, a Construção a Seco dispensa o uso de argamassa e de água no canteiro. A obra é constituída, basicamente, da montagem e instalação de estruturas fabricadas industrialmente, principalmente drywall e steel frame.
São utilizados, neste método construtivo, materiais como:
- Placas cimentícias
- Placas à base de cimento, que garantem durabilidade, estabilidade, praticidade no manuseio, facilidade no corte, além de permitirem diversos tipos de acabamentos, proporcionando versatilidade de uso para os mais diversos projetos.
- Telhas de fibrocimento
- Fáceis e rápidas de instalar, resistentes e duráveis, atendem desde simples coberturas residenciais até grandes vãos livres industriais e fechamentos laterais.
- Estruturas metálicas
- Perfis de aço galvanizado conformados a frio e montados para uso como esqueleto estrutural do imóvel. As estruturas são montadas sobre uma fundação utilizando chumbadores. Como a estrutura em aço é mais leve que em alvenaria, a fundação também é simplificada.
- Parede dupla de concreto
- As paredes de concreto chegam prontas ao local da obra. Elas são ligadas entre si por uma armadura em treliça, de função estrutural. Uma vez instaladas, o espaço entre as paredes pode ser preenchido por concreto, isopor ou poliuretano expandido.
- Placas de gesso
- São montadas sobre uma estrutura de aço, cobertas de papel cartonado, que podem ter diferentes espessuras, dependendo da aplicação. As paredes normalmente são compostas por duas placas de gesso, que garantem isolamento térmico e acústico.
Quais são as principais vantagens?
Rapidez – já que os materiais são compostos por estrutura previamente construídas, a Construção a Seco é realizada com mais agilidade, demandando apenas a montagem e instalação.
Sustentabilidade – por não utilizar água e eliminar menor quantidade de resíduos, a Construção a Seco é considerada o método construtivo mais sustentável. Além disso, seus materiais podem ser facilmente reciclados e geram menos desperdício, por serem feitos sob medida.
Economia – além de ser, de maneira geral, mais barato, esse tipo de estrutura é naturalmente mais eficiente, se mantendo mais fresco no calor e mais quente no inverno. Paralelamente, no caso de manutenções, dispensa a necessidade de quebrar paredes.
Resistência – os materiais de construção a seco passam por diversos processos industriais de alta tecnologia para sua fabricação, sendo, portanto, altamente resistentes e duráveis. Além disso, pelo mesmo motivo, respeitam as normas de segurança.
Gostou? Então fique atento, que em breve traremos mais materiais sobre esse método construtivo tão prático e vantajoso. E não se esqueça de utilizar produtos Eternit na sua obra!
Saiba mais sobre as soluções da Eternit para Construção a Seco.
Avalie esse artigo: