24 de Maio de 2022
Telhas de fibrocimento: qual é a importância do corte de canto?
Entenda o que é o corte de canto das telhas de fibrocimento, a importância dessa prática para a instalação das coberturas e como implementá-la de maneira correta.
Uma das principais etapas da instalação das telhas de fibrocimento é o corte de canto na sobreposição de 4 telhas, prática responsável por garantir o melhor encaixe da cobertura. E para ajudar você a entender melhor a importância dessa iniciativa e como realizar corretamente no momento da instalação de suas telhas de fibrocimento, elaboramos este conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira. Você pode se interessar: Como cuidar do telhado antes e depois de instalar as telhas da Eternit!
Qual é a importância do corte de canto?
- Minimiza os riscos de trincas: por promover o encaixe perfeito e muito bem distribuído das telhas, o corte de canto minimiza os riscos de trincas na superfície das peças, aumentando a durabilidade e reduzindo as perdas.
- Evita problemas de estanqueidade: a estanqueidade tem a ver com a capacidade de uma determinada estrutura não permitir a passagem da água. Ou seja, evita vazamentos . No entanto, se o corte de canto não for realizado de maneira correta, existem enormes chances dos encaixes das telhas apresentarem frestas, propiciando a entrada de água e comprometendo a estanqueidade da cobertura.
- Reduz quebras: sem o corte de canto, as telhas podem ficar mal apoiadas, o que favorece a quebra das peças.
Dicas para realizar o corte de canto na instalação das telhas de fibrocimento
Para garantir um encaixe perfeito e o correto corte de canto das suas telhas de fibrocimento, algumas dicas são fundamentais. Confira:- Fique atento ao sentido de montagem das telhas: os cantos a serem cortados dependem diretamente do sentido de montagem das telhas. Ou seja, verifique se suas telhas foram montadas à direita ou à esquerda, para garantir o corte correto.
- Siga as medidas certas: os cortes de cantos devem ter a mesma medida dos recobrimentos lateral e longitudinal, respectivamente. O uso de um gabarito pode facilitar a marcação dos cortes;
- Cuidado com o encaixe das telhas: no encontro das 4 telhas, apenas as telhas intermediárias devem ter seus cantos cortados. Para não errar, o ideal é já mapear isso no planejamento, servindo como orientação-base também para os técnicos que farão a instalação da cobertura;
- Faça os cortes antes do assentamento das telhas na estrutura: com os materiais corretos, já realize a preparação das telhas antes mesmo de subi-las até a cobertura. Essa medida evitará erros e possíveis sobrecargas no material;
- Adapte também as peças complementares: as cumeeiras, por exemplo, também precisam de corte de canto;
- Siga as orientações do fabricante: por fim, sempre siga as orientações do fabricante dispostas no catálogo técnico.