FAQ

FAQ Louças Sanitárias
FAQ Metais Sanitários
FAQ Telhas de Fibrocimento
FAQ Acessórios

1. O que utilizo para fazer a vedação da saída de esgoto das bacias sanitárias?
Anel de vedação fabricado pelas indústrias de tubos e conexões.


2. Posso usar o lavatório sem a coluna?
Não, pois ela auxilia na sustentação e fixação do mesmo.


3. A Eternit faz instalação com garantia?
Não. A garantia Eternit é somente para defeitos de fabricação. Para instalação, regulagem e manutenção (fora da garantia), entrar em contato com o SAC 0800 021 1709 ou sac@eternit.com.br.


4. Como posso eliminar o mau cheiro do banheiro?
Um dos fatores que causam o mau cheiro nos ralos é o retorno de gases provenientes do esgoto através do encanamento. Outra causa comum é a instalação inadequada da tubulação nas residências, prédios, entre outros. Os gases devem ser contidos nas próprias tubulações ou devem ser lançados na atmosfera, por tubulações de ventilação. Todas as tubulações têm que possuir ventilação, ralos sifonados e vedações nas bacias sanitárias, a falta desses complementos causará mau cheiro no ambiente.


5. Quais as recomendações para instalação do produto?
Contratar profissional para a realização da instalação, verificar as condições dos produtos antes da instalação. Ler o manual de instalação e conferir os componentes enviados. Vale ressaltar que a instalação das louças exige alguns acessórios que normalmente não acompanham o produto. É recomendável em novas obras ou reformas que antes da instalação das louças seja feito o sangramento da rede de abastecimento. Isto é: deixar que a água escorra livremente pela tubulação por alguns minutos. Essa operação evita que resíduos (como areia, cimento etc.) fiquem parados na rede ocasionando entupimento e danos aos equipamentos de descarga e vedantes das torneiras.


6. Quais os acessórios necessários para a instalação da minha bacia sanitária?
Para bacia com caixa acoplada, utiliza-se anel de vedação para o ponto de esgoto, parafusos de cabeça sextavada para fixação da bacia ao piso, flexível para ligação de ½” da caixa acoplada a rede de água e rejunte; para bacia convencional (válvula): todos os itens acima substituindo o flexível pelo tubo de ligação 2”; No caso dos lavatórios: parafusos para fixação do lavatório a parede, flexível de ½” para a instalação de torneiras e/ou misturadores, válvula e sifão. É importante verificar se as instalações hidráulicas estão em condições para receber os produtos e regular o mecanismo de acordo com a pressão (principalmente mecanismos de simples acionamento.


7. Já fiz a limpeza da tubulação conforme indicado, mas mesmo assim minha caixa acoplada está com enchimento lento, o que pode estar acontecendo?
Sempre que perceber dificuldade no enchimento da caixa acopla da, limpe a peneira da seguinte forma: feche o registro de água; retire o flexível do conjunto da peneira; retire a peneira da válvula de entrada d’água; retire a peneira e lave-a até sair a sujeira; refaça a instalação do flexível.


8. Posso fixar minha louça com argamassa no piso?
Não, quando fixamos o produto cerâmico com argamassa, a tendência é a secagem do produto, tornando a fixação rígida. A peça tem a tendência de se movimentar e, neste momento, por estar com sua base fixa por argamassa, pode ocorrer ruptura que por sua vez gera a trinca.


9. Minha bacia está com vazamento dentro do poço, quais são as causas?
Podem ser várias: vazamento no poço podem estar relacionadas a corrente do obturador muito esticada, boia presa no mecanismo ou na parede da caixa, obturador danificado, má regulagem da altura do botão, regulagem do nível da água acima do ladrão, trinca no ladrão.


10. Há vazamento entre a bacia e a caixa acoplada, qual a causa?
Deve-se verificar se a bolsa de vedação preta esta bem assentada na válvula de descarga, se os vedantes (anéis de borracha) foram colocados nos parafusos de fixação pelo lado de dentro da caixa acoplada e se foram dados apertos nos parafusos.


11. Como regular a altura da boia?
O nível da água dentro da caixa deve sempre estar abaixo do ladrão, as louças da Eternit possuem uma indicação chamada waterline, a água deverá estar sempre abaixo do indicado. Para isso, é necessária a regulagem da boia através dos parafusos de plásticos que segura a mesma. Sempre girar no sentido anti-horário e horário para o perfeito nivelamento.  


12. É necessário o uso de fita veda rosca no flexível de alimentação da caixa acoplada?

Quando o flexível possuir anel de vedação interno (vedação de topo), não deve ser feito o uso de veda rosca.


13. Devo ligar a minha louça sanitária à rede de abastecimento vinda da caixa d'água ou à rede da rua?

É recomendável ligar sempre na caixa d’água, pois assim a pressão da água na tubulação estará estabilizada, quando a instalação é feita diretamente na rua, haverá oscilação de pressão que causará maior desgaste aos mecanismos internos.


14. O que significa a sigla 6lpf gravada na louça?

É a vazão do fluxo de descarga, sendo 6 litros por fluxo.

 

Compartilhe