FAQ » Eternit » A Marca da Coruja

FAQ


FAQ Louças Sanitárias
FAQ Metais Sanitários
FAQ Telhas de Fibrocimento
FAQ Acessórios

1. Quais os tipos de caixa d’água fabricados pela Eternit?
A Eternit fabrica caixas d'água de polietileno. Durante muitos anos fabricamos caixas d’água em fibrocimento, que ainda podem ser encontradas em algumas regiões do Brasil.


2. Por que a Eternit não fabrica mais a caixa d’água em fibrocimento? É verdade que ela é cancerígena?
As caixas d’água em fibrocimento nunca foram, e nunca serão cancerígenas. Hoje produzimos apenas reservatórios em material sintético, devido à demanda de mercado por esse tipo de produto. O polietileno torna o produto mais leve, mais resistente ao manuseio, e mais fácil de se transportar.


3. É possível pintar as caixas d’água em polietileno?
Nossas caixas d’água são fabricadas em polietileno azul escuro, dispensando a necessidade de pintura.


4. É necessário impermeabilizar as caixas d'água da Eternit?
Não há nenhuma necessidade, nossos produtos são totalmente impermeáveis.


5. O que é proteção UV?
A proteção ultravioleta é uma característica do polietileno da Eternit. O material empregado possui resistência contra raios solares danosos, garantindo a durabilidade do produto e aumentando consideravelmente sua resistência a intempéries e proliferação de microrganismos.


6. Como deve ser feita a limpeza das caixas d'água Eternit?
Feche o registro impedindo a entrada de água na caixa, ou amarre a boia fixada à válvula de entrada. Esvazie a caixa d’água, e quando o produto estiver quase vazio, feche a saída, utilizando a própria água que ainda estiver no reservatório para limpeza, e para que a sujeira não desça pela tubulação. Limpe as paredes e o fundo da caixa, e use somente pano e escova macia. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos. Retire a água e o material que foi utilizado na limpeza usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa. Encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 100 litros de água. Espere 2 horas. Feche a entrada de água e esvazie a caixa novamente. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos. Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza. Finalmente abra a entrada de água, esta água poderá ser utilizada normalmente.

7. Com que frequência devo limpar a minha caixa d'água?
A vigilância sanitária recomenda a limpeza de reservatórios de água a cada 6 meses.


8. Posso instalar a minha caixa de polietileno sobre vigas?
Não, a instalação deverá ocorrer sobre base plana, nivelada, isenta de pedras ou detritos que possam danificá-la. A base deverá abranger todo o fundo da caixa.


9. É necessário utilizar algum tipo de fixador ou presilha na tampa da caixa d’água?
Não. Por contar com um sistema de fechamento sob pressão, nosso produto dispensa o uso de porcas e parafusos, simplificando a instalação.


10. É possível consertar uma trinca nas caixas d'água?
Não recomendamos reparar nenhum tipo de furo ou trinca em caixas d’água, pois a pressão da água poderia comprometer o desempenho do produto.


11. Qual é a garantia das caixas d'água da Eternit?
Nossos reservatórios possuem 5 anos de garantia, desde que sua instalação obedeça às orientações de nossos catálogos técnicos.


12. Qual é o procedimento em caso de problemas com a minha caixa d'água?
Entre em contato conosco através do SAC pelo 0800 021 1709, ou envie um e-mail para sac@eternit.com.br. Estaremos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos!


13. É possível instalar algum sistema de filtragem em conjunto com minha caixa d’água?
Sim, os sistemas de filtragem de água disponíveis no mercado independem do tipo de reservatório escolhido.


14. Como deve ser feita a furação nas caixas d'água Eternit?
O ideal é executar a furação utilizando furadeira e broca do tipo serra copo. As brocas necessárias são as de 3/4" e de 1.1/2".


15. Posso furar a caixa no fundo para a saída das tubulações?
Nunca devemos furar o fundo do produto, pois é necessário que toda a superfície de sua base esteja devidamente apoiada e nivelada. As caixas d'água da Eternit dispõem de pontos planos (rebaixos) em 4 locais específicos, projetados para receber as tubulações de água. Furações em locais inadequados provocam tensionamentos na parede da caixa, provocando seu posterior rompimento.


16. Quais são as capacidades de litragem das caixas d'água Eternit?
310L, 500L, 1000L e 2000L


17. Por que a Eternit não fabrica produtos com maior capacidade de litragem?
Do ponto de vista construtivo e de montagem é melhor instalar 2 caixas d’água de 2000L do que apenas um reservatório de 4000L. Para receber um reservatório nestas proporções, além de prever a sobrecarga de mais de 4 toneladas em uma área com pouco mais de 3 metros quadrados, o procedimento de limpeza exige maior cuidado. Com duas ou mais caixas d’água é possível limpar uma das caixas enquanto as demais continuam abastecendo sua construção, evitando assim a interrupção do fornecimento em sua obra.


18. É possível utilizar as caixas d'água Eternit como cisterna?
Não, pois caixas d'água não são projetadas para esse tipo de aplicação.


19. As caixas d'água de polietileno podem ficar expostas ao sol?
Sim. Nossas caixas d’água possuem matérias primas com propriedades anti-UV, podendo ser instaladas tanto em locais cobertos quanto em descobertos. O produto também não perde sua coloração com o tempo.


20. As caixas d'água ETERNIT suportam até qual temperatura da água?
Até 50° C de temperatura.

Compartilhe


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas pode optar por rejeitar, se desejar.
Ler mais
Política de Privacidade e Cookies