1. O que utilizo para fazer a vedação da saída de esgoto das bacias sanitárias?
Anel de vedação fabricado pelas indústrias de tubos e conexões.


2. Posso usar o lavatório sem a coluna?
Não, pois ela auxilia na sustentação e fixação do mesmo.


3. A Eternit faz instalação com garantia?
Não. A garantia Eternit é somente para defeitos de fabricação. Para instalação, regulagem e manutenção (fora da garantia), entrar em contato com o SAC 0800 021 1709 ou sac@eternit.com.br.


4. Como posso eliminar o mau cheiro do banheiro?
Um dos fatores que causam o mau cheiro nos ralos é o retorno de gases provenientes do esgoto através do encanamento. Outra causa comum é a instalação inadequada da tubulação nas residências, prédios, entre outros. Os gases devem ser contidos nas próprias tubulações ou devem ser lançados na atmosfera, por tubulações de ventilação. Todas as tubulações têm que possuir ventilação, ralos sifonados e vedações nas bacias sanitárias, a falta desses complementos causará mau cheiro no ambiente.


5. Quais as recomendações para instalação do produto? 
Contratar profissional para a realização da instalação, verificar as condições dos produtos antes da instalação. Ler o manual de instalação e conferir os componentes enviados. Vale ressaltar que a instalação das louças exige alguns acessórios que normalmente não acompanham o produto. É recomendável em novas obras ou reformas que antes da instalação das louças seja feito o sangramento da rede de abastecimento. Isto é: deixar que a água escorra livremente pela tubulação por alguns minutos. Essa operação evita que resíduos (como areia, cimento etc.) fiquem parados na rede ocasionando entupimento e danos aos equipamentos de descarga e vedantes das torneiras.


6. Quais os acessórios necessários para a instalação da minha bacia sanitária?
Para bacia com caixa acoplada, utiliza-se anel de vedação para o ponto de esgoto, parafusos de cabeça sextavada para fixação da bacia ao piso, flexível para ligação de ½” da caixa acoplada a rede de água e rejunte; para bacia convencional (válvula): todos os itens acima substituindo o flexível pelo tubo de ligação 2”; No caso dos lavatórios: parafusos para fixação do lavatório a parede, flexível de ½” para a instalação de torneiras e/ou misturadores, válvula e sifão. É importante verificar se as instalações hidráulicas estão em condições para receber os produtos e regular o mecanismo de acordo com a pressão (principalmente mecanismos de simples acionamento.


7. Já fiz a limpeza da tubulação conforme indicado, mas mesmo assim minha caixa acoplada está com enchimento lento, o que pode estar acontecendo? 
Sempre que perceber dificuldade no enchimento da caixa acopla da, limpe a peneira da seguinte forma: feche o registro de água; retire o flexível do conjunto da peneira; retire a peneira da válvula de entrada d’água; retire a peneira e lave-a até sair a sujeira; refaça a instalação do flexível.


8. Posso fixar minha louça com argamassa no piso?
Não, quando fixamos o produto cerâmico com argamassa, a tendência é a secagem do produto, tornando a fixação rígida. A peça tem a tendência de se movimentar e, neste momento, por estar com sua base fixa por argamassa, pode ocorrer ruptura que por sua vez gera a trinca.


9. Minha bacia está com vazamento dentro do poço, quais são as causas?
Podem ser várias: vazamento no poço podem estar relacionadas a corrente do obturador muito esticada, boia presa no mecanismo ou na parede da caixa, obturador danificado, má regulagem da altura do botão, regulagem do nível da água acima do ladrão, trinca no ladrão.


10. Há vazamento entre a bacia e a caixa acoplada, qual a causa? 
Deve-se verificar se a bolsa de vedação preta esta bem assentada na válvula de descarga, se os vedantes (anéis de borracha) foram colocados nos parafusos de fixação pelo lado de dentro da caixa acoplada e se foram dados apertos nos parafusos.


11. Como regular a altura da boia?
O nível da água dentro da caixa deve sempre estar abaixo do ladrão, as louças da Eternit possuem uma indicação chamada waterline, a água deverá estar sempre abaixo do indicado. Para isso, é necessária a regulagem da boia através dos parafusos de plásticos que segura a mesma. Sempre girar no sentido anti-horário e horário para o perfeito nivelamento.


12. É necessário o uso de fita veda rosca no flexível de alimentação da caixa acoplada?

Quando o flexível possuir anel de vedação interno (vedação de topo), não deve ser feito o uso de veda rosca.


13. Devo ligar a minha louça sanitária à rede de abastecimento vinda da caixa d'água ou à rede da rua?

É recomendável ligar sempre na caixa d’água, pois assim a pressão da água na tubulação estará estabilizada, quando a instalação é feita diretamente na rua, haverá oscilação de pressão que causará maior desgaste aos mecanismos internos.


14. O que significa a sigla 6lpf gravada na louça?

É a vazão do fluxo de descarga, sendo 6 litros por fluxo.

1. Eu tenho um chuveiro elétrico, posso instalar a ducha da Eternit?

Não, porque a ducha faz somente a passagem da água e não a aquece.


2. Posso usar qualquer tipo de braço em qualquer modelo de ducha?

Sim, o diâmetro delas é compatível com todos os braços. (DN 15 ½”)


3. Posso usar o braço quadrado com a ducha redonda?

Sim, o diâmetro é o mesmo para todas.


4. A minha caixa d’água está a 1,90 de altura, a pressão será adequada nesta situação?

Não, o mínimo para as duchas da Eternit é de 2 m.c.a (metros coluna d’água).


5. Posso limpar as duchas com uma escova de dente?

Não, as duchas da Eternit possuem os crivos autolimpantes.


6. Como faço a instalação de uma ducha com barra deslizante?

Mantenha a instalação hidráulica já existente no local, porém, é necessário a colocação do cotovelo adaptador (1980-E e 1981-E) para o engate do flexível.


7. O desviador universal serve para todas as duchas?

Não, ele é apenas compatível com a linha Tradicional, Manual Plus e Linha Especial com Barra Deslizante.


8. Qual é a altura recomendada para fixar as duchas da linha manual plus?

Não há uma altura padrão, sua fixação fica de acordo com a necessidade do consumidor.


9. Como faço para alterar o tipo de jato das duchas?

Cada modelo de ducha tem a sua respectiva haste/saliência de regulagem, basta posicioná-la em sentido horário ou anti-horário.


10. Quais são os modelos com mais de um tipo de jato?

Linha Tradicional: 1954-E; 1955-E; 1957-E; 1950-E1; 1951-E1; 1952-E3 e 1956-E.
Linha Manual Plus: 4890-E; 489-E; 4892-E e 4893-E.
Linha Especial com Barra Deslizante: 4880-E; 4881-E; 4882-E e 4883-E.


11. Como limpar os metais Eternit sem danificar?

A limpeza dos metais pode ser feita com água, sabão neutro e um pano macio. Não são recomendados produtos abrasivos (ex.: esponjas de aço e polidor de metais).


12. As duchas Eternit possuem resistência elétrica?

Não. As duchas devem ser instaladas em sistemas elétricos, solar ou a gás. Antes da aquisição da ducha, deve-se levar em conta se a capacidade de aquecimento do aquecedor suprirá a vazão do produto.


13. Qual a diferença entre registro de pressão e o de gaveta?

Registro de pressão – é utilizado para controlar a vazão. Ex.: aplicado no sub-ramal do chuveiro.
Registro de gaveta – é utilizado para fechar o fluxo de água para manutenção da rede (totalmente aberto ou totalmente fechado).


14. A Eternit faz instalação em garantia?

Não. A garantia Eternit é somente para defeitos de fabricação. Para instalação, regulagem e manutenção fora da garantia entrar em contato com o SAC 0800 021 1709 ou sac@eternit.com.br.


15. A Eternit comercializa rabicho metálico flexível?

Não. Apenas a linha de monocomandos possui o rabicho flexível (já vem no produto).


16. Como usar um monocomando para o sistema de água fria?

Existem duas maneiras: a primeira é simplesmente tampar a entrada de água quente com um tampão (tipo bujão). Neste caso, quando o usuário regular o monocomando na posição quente não sairá água. A segunda maneira é fazer uma divisão no ponto de água fria, colocando um conector tipo “T” no ponto de água da parede, desta forma o ponto de água fria será duplicado e o usuário deverá conectar as duas entradas de água (quente e fria) em cada lateral do conector “T”. Nesta segunda opção, independentemente da posição que o usuário indicar (quente ou frio) a água sairá fria, com uma vazão maior, pois as duas entradas estão conectadas (tecnicamente esta segunda opção é a melhor).


17. Tem como controlar o tempo de abertura da linha Etermatic?

O tempo de abertura varia aproximadamente entre 4 e 10 segundos, de acordo com a pressão do local.


18. Posso manter o registro da ducha higiênica sempre aberto?

Não, o registro da ducha higiencia deve-se manter sempre fechado, somente abri-lo quando for usar. Este procedimento evitará o rompimento da mangueira e/ou pistola em pressões inadequadas.


19.Caso meu metal tenha pouca vazão de água, como aumentá-la?

Utilização de pressurizador na rede de abastecimento.


20. O que significa mca escrito na caixa e no manual do metal?

Metros de coluna d’água. É a altura entre o ponto de instalação do metal e a caixa d’água.


21. Meu metal possui uma parte de plástico cromado, isso baixa a resistência da peça?

Não, o material utilizado em alguns modelos é o ABS Cromado. Trata-se de um material plástico de alta resistência, que confere a mesma resistência e durabilidade do metal ao produto.

1. As telhas de fibrocimento podem ser utilizadas em qualquer obra?
Para cada tipo de obra existe um modelo de telha recomendado, atendendo assim todos os tipos de cobertura. Vide catálogo.


2. A telha de fibrocimento esquenta mais que a telha de barro?

Não. No entanto. as telhas de fibrocimento lacram a cobertura, não deixando o ar quente sair, já as telhas de barro, por não terem um encaixe perfeito, permitem a troca de calor nessas frestas. O recomendado é a utilização de elementos de ventilação nas coberturas (exemplo: cumeeira lanternim, cumeeira com aba 400 e placa de ventilação, telha claraboia entre outros. Vide catálogo). Outro recurso é a pintura da cobertura com tinta de cor clara, lembrando que, para os materiais em fibrocimento, a tinta deve ser 100% acrílica, e a pintura é recomendada para face externa e interna. A aplicação de uma Manta Térmica também é recomendada, a Eternit recomenda a utilização do Fresh Foil.


3. Posso andar sobre a telha?

Não é permitido andar diretamente sobre as telhas, sendo necessário a colocação de tábua sobre os apoios para transitar, conforme norma técnica constante em nossos catálogos.


4. Posso pintar a telha? Qual tinta deve usar? O correto é pintar por cima ou por baixo?

Sim. As telhas podem ser pintadas com tinta a base de água ou resina incolor. Até seis meses após a instalação do telhado, recomenda-se pintar as duas faces das telhas a fim de diminuir dilatação diferenciais devido à umidade. Após este prazo pode-se pintar somente a face superior (face externa). Recomendamos a pintura interna e externa utilizando rolo, pincel ou pistola. O rendimento de um galão de 3,6 l corresponde, aproximadamente a 40m2 (2 demãos), a fixação e durabilidade são satisfatórias, cerca de 4 anos.
Jamais pintar apenas a face inferior, pois dessa maneira contribui-se para a formação de fungos e bolor, devido a porosidade da telha que tende a concentrar a água, a tinta funcionaria como um isolante impedido a “respiração” da mesma sendo um foco para a proliferação desse tipo de agente. A pintura das telhas pode ser realizada na cor branca, que proporciona uma maior reflexão dos raios solares, e recomenda-se também o uso de forro que aumenta o conforto térmico. Além disso, com o uso das peças complementares, o sistema de cobertura em telhas de fibrocimento fica mais confortável termicamente.
Para um melhor resultado, aconselhamos, antes da pintura, a limpeza do telhado.


5. Qual a inclinação mínima da telha de fibrocimento?

A inclinação mínima para um telhado depende de vários fatores. Dentre eles, o primeiro a ser destacado, é o tipo de telha a ser usada. A partir dessa definição entra em questão a existência de recobrimentos longitudinais, existência ou não de beiral, e em alguns casos, até as peças complementares que vão ser utilizadas têm fator determinante sobre a inclinação. Outro fator a ser considerado é a existência de elementos que possam interferir nessa inclinação, tais como caixas d’água ou vigas invertidas. Para saber qual a inclinação mínima para o modelo utilizado, consulte o catálogo técnico do produto.


6. Porque aparece fresta de luz embaixo da cobertura? O que é corte de canto?

Por falta da realização do corte de canto. Que seria cortar os recobrimentos laterais e longitudinais onde as telhas trespassam da 2ª e 3ª telha no encontro de 4 telhas. Para realizar cortes com ferramentas elétricas, não se esqueça de utilizar a máscara e demais acessórios de proteção.


7. A telha pode mudar de cor? Qual é o máximo de água que a telha pode absorver?

Sim, conforme previsto em norma (NBR 7196). A telha pode absorver, de água, o correspondente a 27% do seu peso.


8. Por que não posso utilizar uma cumeeira de barro para dar acabamento em meu telhado?

Devido à dilatação diferente dos produtos. Pode acarretar no descolamento da telha de barro, além de trincas na interface da telha, massa de assentamento, sendo um possível local para entrada de água.


9. O vento influencia na montagem do telhado?

Sim. Recomenda-se instalação contraria à ação dos ventos predominantes na região, além de aumentar os pontos de fixação nos beirais.


10. Qual o prazo de validade e garantia da telha?

A Eternit garante suas telhas de fibrocimento por um prazo total de 5 (cinco) anos, já contabilizada a garantia legal para bens duráveis prevista no Código de Defesa do Consumidor, e desde que instaladas conforme nossos manuais técnicos ou normas técnicas específicas (ABNT/Eternit).


11. Posso colar trincas ou reparar furos nos produtos Eternit?

Não. É preciso substituir a peça. Não há produto que possa devolver as características do fibrocimento.


12. Minhas telhas estão úmidas/suando/gotejando. Onde errei?

Esse fenômeno é resultado de “condensação”. É preciso ventilar o local. Em alguns casos, a aplicação de impermeabilizantes (base acrílica) pode ajudar no processo.


13. As telhas de fibrocimento do meu telhado estão apresentando trincas. Onde errei?

Podem existir erros de instalação, como: vão livre incorreto, aperto excessivo da fixação, falta de corte de canto ou desalinhamento da cobertura.
Para cada tipo de telha, faz-se necessária a consulta aos procedimentos de instalação e fixação contidos no catálogo técnico do produto.


14. Posso intercalar telhas translúcidas às telhas em fibrocimento Eternit? Qual o procedimento correto?

Sim. Para cada modelo de Telha, existe uma norma a ser seguida. Por favor, entre em contato com Atendimento ao Cliente Eternit para mais informações.


15.O que é fibrocimento?

É um composto a base de cimento e fibras de reforço.


16.É necessário impermeabilizar as telhas de fibrocimento?

Não, pois as telhas são totalmente impermeáveis.


17.Posso pendurar o forro de gesso nas telhas?

Não, as telhas suportam cargas temporárias, e o forro é uma carga permanente.


18.Como faço para cortar as minhas telhas?

Você pode utilizar serras manuais, ou elétricas com disco de vidia em baixa rotação.


19.Como faço para furar minhas telhas?

Utilize furadeiras manuais ou elétricas com broca de vidia em baixa rotação.

1. Quais os tipos de caixa d’água fabricados pela Eternit?
A Eternit fabrica caixas d'água de polietileno. Durante muitos anos fabricamos caixas d’água em fibrocimento, que ainda podem ser encontradas em algumas regiões do Brasil.


2. Por que a Eternit não fabrica mais a caixa d’água em fibrocimento? É verdade que ela é cancerígena?
As caixas d’água em fibrocimento nunca foram, e nunca serão cancerígenas. Hoje produzimos apenas reservatórios em material sintético, devido à demanda de mercado por esse tipo de produto. O polietileno torna o produto mais leve, mais resistente ao manuseio, e mais fácil de se transportar.


3. É possível pintar as caixas d’água em polietileno? 
Nossas caixas d’água são fabricadas em polietileno azul escuro, dispensando a necessidade de pintura.


4. É necessário impermeabilizar as caixas d'água da Eternit?
Não há nenhuma necessidade, nossos produtos são totalmente impermeáveis.


5. O que é proteção UV?
A proteção ultravioleta é uma característica do polietileno da Eternit. O material empregado possui resistência contra raios solares danosos, garantindo a durabilidade do produto e aumentando consideravelmente sua resistência a intempéries e proliferação de microrganismos.


6. Como deve ser feita a limpeza das caixas d'água Eternit?
Feche o registro impedindo a entrada de água na caixa, ou amarre a boia fixada à válvula de entrada. Esvazie a caixa d’água, e quando o produto estiver quase vazio, feche a saída, utilizando a própria água que ainda estiver no reservatório para limpeza, e para que a sujeira não desça pela tubulação. Limpe as paredes e o fundo da caixa, e use somente pano e escova macia. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos. Retire a água e o material que foi utilizado na limpeza usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa. Encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 100 litros de água. Espere 2 horas. Feche a entrada de água e esvazie a caixa novamente. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos. Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza. Finalmente abra a entrada de água, esta água poderá ser utilizada normalmente.

7. Com que frequência devo limpar a minha caixa d'água?
A vigilância sanitária recomenda a limpeza de reservatórios de água a cada 6 meses.


8. Posso instalar a minha caixa de polietileno sobre vigas? 
Não, a instalação deverá ocorrer sobre base plana, nivelada, isenta de pedras ou detritos que possam danificá-la. A base deverá abranger todo o fundo da caixa.


9. É necessário utilizar algum tipo de fixador ou presilha na tampa da caixa d’água?
Não. Por contar com um sistema de fechamento sob pressão, nosso produto dispensa o uso de porcas e parafusos, simplificando a instalação.


10. É possível consertar uma trinca nas caixas d'água? 
Não recomendamos reparar nenhum tipo de furo ou trinca em caixas d’água, pois a pressão da água poderia comprometer o desempenho do produto.


11. Qual é a garantia das caixas d'água da Eternit?
Nossos reservatórios possuem 5 anos de garantia, desde que sua instalação obedeça às orientações de nossos catálogos técnicos.


12. Qual é o procedimento em caso de problemas com a minha caixa d'água?
Entre em contato conosco através do SAC pelo 0800 021 1709, ou envie um e-mail para sac@eternit.com.br. Estaremos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos!


13. É possível instalar algum sistema de filtragem em conjunto com minha caixa d’água?
Sim, os sistemas de filtragem de água disponíveis no mercado independem do tipo de reservatório escolhido.


14. Como deve ser feita a furação nas caixas d'água Eternit?
O ideal é executar a furação utilizando furadeira e broca do tipo serra copo. As brocas necessárias são as de 3/4" e de 1.1/2".


15. Posso furar a caixa no fundo para a saída das tubulações?
Nunca devemos furar o fundo do produto, pois é necessário que toda a superfície de sua base esteja devidamente apoiada e nivelada. As caixas d'água da Eternit dispõem de pontos planos (rebaixos) em 4 locais específicos, projetados para receber as tubulações de água. Furações em locais inadequados provocam tensionamentos na parede da caixa, provocando seu posterior rompimento.


16. Quais são as capacidades de litragem das caixas d'água Eternit?
310L, 500L, 1000L e 2000L


17. Por que a Eternit não fabrica produtos com maior capacidade de litragem?
Do ponto de vista construtivo e de montagem é melhor instalar 2 caixas d’água de 2000L do que apenas um reservatório de 4000L. Para receber um reservatório nestas proporções, além de prever a sobrecarga de mais de 4 toneladas em uma área com pouco mais de 3 metros quadrados, o procedimento de limpeza exige maior cuidado. Com duas ou mais caixas d’água é possível limpar uma das caixas enquanto as demais continuam abastecendo sua construção, evitando assim a interrupção do fornecimento em sua obra.


18. É possível utilizar as caixas d'água Eternit como cisterna?
Não, pois caixas d'água não são projetadas para esse tipo de aplicação.


19. As caixas d'água de polietileno podem ficar expostas ao sol?
Sim. Nossas caixas d’água possuem matérias primas com propriedades anti-UV, podendo ser instaladas tanto em locais cobertos quanto em descobertos. O produto também não perde sua coloração com o tempo.


20. As caixas d'água ETERNIT suportam até qual temperatura da água?
Até 50° C de temperatura.