Cuidados necessários com as telhas antes do período de chuvas

Sabemos que, com a chegada da Primavera e do Verão, as chuvas começam a se intensificar e, para não ser surpreendido com goteiras e vazamentos, alguns cuidados não podem ser deixados de lado.
Então, que tal se prevenir e deixar a manutenção em dia antes da temporada chuvosa?
Vamos te ajudar.
Por que fazer uma manutenção corretamente?
Como sabemos, o telhado fica constantemente exposto a diversos aspectos naturais, como ventos, chuvas, sol, poeira, folhas, entre outros fatores externos, que podem comprometer o perfeito arranjo da cobertura.
A manutenção é muito importante para reduzir ou até evitar danos e prolongar a durabilidade do seu telhado. Telhas desencaixadas ou quebradas, manchas no teto, frestas de luz, fixações soltas, calhas e rufos enferrujados e furados são alguns dos pontos que merecem atenção.
Mas, o que você deve fazer?
1. Faça uma análise do estado das telhas e peças complementares, tais como cumeeiras, rufos e calhas: verifique se não estão danificadas, soltas ou mal posicionadas e corrija, ou substitua, se necessário.
2. Limpe as calhas com frequência, para que não fiquem entupidas. Quando as calhas não funcionam corretamente, provocam danos à estanqueidade da cobertura.
3. Confira se as fixações não sofreram afrouxamento e se as borrachas de vedação estão em bom estado pois, com o passar do tempo, podem sofrer ressecamento.
4. A limpeza das telhas pode ser feita com mangueira ou máquinas de jateamento com baixa pressão. Para eliminar manchas e facilitar a remoção de sujeiras, pode-se usar água sanitária na proporção de 2%. Utilize esponja ou pano macio, mas nunca escova de aço para a limpeza.
Gostou? Aproveite para fazer a manutenção do seu telhado o quanto antes.
Avalie esse artigo: