20 de Janeiro de 2022
Como usar as chapas cimentícias em projetos?
Confira o que são as chapas cimentícias, principais vantagens desses materiais e quais são as possibilidades de utilizá-las nos mais diversos tipos de projetos.
As chapas cimentícias são um dos principais componentes de uma construção a seco, e se adaptam a qualquer tipo de ambiente, seja ele residencial, comercial e até industrial. De maneira prática, essas peças são formadas por celulose, fio sintético, cimento e alguns aditivos, que as tornam extremamente duráveis e resistentes. Mas, afinal, vale a pena utilizar essa opção de fechamento? Para responder esse questionamento, elencamos abaixo as vantagens das chapas cimentícias e as principais possibilidades de incorporar essas peças na sua obra. Continue com a sua leitura e confira!
Quais são as vantagens das chapas cimentícias?
As chapas cimentícias fazem parte da chamada construção industrializada ou construção a seco, que são caracterizadas como sistemas construtivos sustentáveis. Ou seja, um processo que tem como foco principal otimização de tempo e recursos durante uma obra, além de responsabilidade com o meio ambiente. Com isso, essa opção de fechamento reduz significativamente a quantidade de entulhos gerados, assim como minimiza o desperdício de materiais. Por outro lado, utiliza-se uma quantidade muito menor de água durante a construção, reduzindo gastos. Além disso, o uso das chapas cimentícias pode trazer mais benefícios:
- Permite a elaboração de um cronograma construtivo mais eficiente;
- Reduz o tempo da obra;
- Garante versatilidade, visto que pode ser utilizada em vários ambientes e situações;
- Promove segurança, resistência e alta durabilidade;
- Possui resistência a fogo e umidade;
- Otimiza o transporte, armazenamento e colocação.
Como usar as chapas cimentícias?
Como citado, as chapas cimentícias podem ser utilizadas de diversas maneiras dentro de uma construção. As mais comuns são:
-
Paredes internas e externas
Uma das principais utilizações desse material, sem dúvidas, é no fechamento de paredes, sejam elas externas ou internas. Aceitam diversos tipos de acabamento similares à alvenaria convencional, dispensando a utilização de chapisco, emboço e reboco.
-
Divisórias
É possível também construir divisórias, criando novos ambientes de maneira simples, rápida e efetiva, até mesmo em construções em alvenaria, agregando valor e segurança ao projeto.
-
Decoração
Uma vantagem do fechamento com chapas cimentícias é seu apelo estético. As chapas lisas apresentam um aspecto moderno e minimalista, enquanto as texturizadas trazem diversas possibilidades para a decoração, proporcionando ainda a redução de custos, visto que nestes casos o mais comum é utilizar apenas uma pintura incolor, que protege a superfície das chapas e garante sua durabilidade.
-
E mais:
As chapas cimentícias podem ser usadas ainda para execução de forros, beirais, brises, shafts, sidings... confira os catálogos para mais aplicações!
Conheça as chapas cimentícias da Eternit!
Você gostou das possibilidades que as chapas cimentícias podem trazer para o seu projeto e deseja adquirir produtos de uma marca líder do mercado? Conheça a Eternit! Com mais de 80 anos de história e atuação em todo o Brasil, oferecemos soluções de sistemas construtivos fabricados com as melhores matérias-primas e recursos do setor. Feitas por meio da tecnologia CRFS (Cimento Reforçado com Fio Sintético), as nossas chapas cimentícias possuem três modelos principais: Eterplac Stone (acabamento de pedra laminada), Eterplac Wood (textura com veios de madeira), Eterplac Standard (superfície lisa) e a novidade Eterplac Siding (chapa cimentícia em formato de régua, com diversas texturas). Garantindo versatilidade, qualidade, alta durabilidade e resistência, as nossas chapas cimentícias podem ser aplicadas em qualquer projeto, trazendo beleza e leveza ao ambiente.
Interessado e deseja saber mais ou fazer uma compra? Entre em contato com nossa equipe de atendimento técnico pelo 0800 021 1709, pelo WhatsApp (11) 3194-3938 , ou diretamente em nosso site .