FAQ

FAQ Louças Sanitárias
FAQ Metais Sanitários
FAQ Telhas de Fibrocimento
FAQ Telhas Metálicas
FAQ Acessórios

1. As telhas de fibrocimento podem ser utilizadas em qualquer obra?
Para cada tipo de obra existe um modelo de telha recomendado, atendendo assim todos os tipos de cobertura. Vide catálogo.


2. A telha de fibrocimento esquenta mais que a telha de barro?
Não. No entanto. as telhas de fibrocimento lacram a cobertura, não deixando o ar quente sair, já as telhas de barro, por não terem um encaixe perfeito, permitem a troca de calor nessas frestas. O recomendado é a utilização de elementos de ventilação nas coberturas (exemplo: cumeeira lanternim, cumeeira com aba 400 e placa de ventilação, telha claraboia entre outros. Vide catálogo). Outro recurso é a pintura da cobertura com tinta de cor clara, lembrando que, para os materiais em fibrocimento, a tinta deve ser 100% acrílica, e a pintura é recomendada para face externa e interna. A aplicação de uma Manta Térmica também é recomendada, a Eternit recomenda a utilização do Fresh Foil.


3. Posso andar sobre a telha?
No caso de telhas de 4mm, 5mm e 6mm, não é permitido andar sobre as mesmas, sendo necessário a colocação de tábua  sobre os apoios, para transitar. As telhas de 8mm, permitem o trânsito.


4. Posso pintar a telha? Qual tinta deve usar? Pinto por cima ou por baixo?
Sim. As telhas podem ser pintadas com tinta a base de água ou resina incolor. Até seis meses após a instalação do telhado, recomenda-se pintar as duas faces das telhas a fim de diminuir dilatação diferenciais devido à umidade. Após este prazo pode-se pintar somente a face superior (face externa). Recomendamos a pintura interna e externa utilizando rolo, pincel ou pistola. O rendimento de um galão de 3,6 l corresponde, aproximadamente a 40m2 (2 demãos), a fixação e durabilidade são satisfatórias, cerca de 4 anos.
Jamais pintar apenas a face inferior, pois dessa maneira contribui-se para a formação de fungos e bolor, devido a porosidade da telha que tende a concentrar a água, a tinta funcionaria como um isolante impedido a “respiração” da mesma sendo um foco para a proliferação desse tipo de agente. A pintura das telhas pode ser realizada na cor branca, que proporciona uma maior reflexão dos raios solares, e recomenda-se também o uso de forro que aumenta o conforto térmico. Além disso, com o uso das peças complementares, o sistema de cobertura em telhas de fibrocimento fica mais confortável termicamente.
Para um melhor resultado, aconselhamos, antes da pintura, a limpeza do telhado.


5. Qual a inclinação mínima da telha de fibrocimento?
A inclinação mínima para um telhado depende de vários fatores. Dentre eles, o primeiro a ser destacado, é o tipo de telha a ser usada. A partir dessa definição entra em questão a existência de recobrimentos longitudinais, existência ou não de beiral, e em alguns casos, até as peças complementares que vão ser utilizadas têm fator determinante sobre a inclinação. Outro fator a ser considerado é a existência de elementos que possam interferir nessa inclinação, tais como caixas d’água ou vigas invertidas. Para saber qual a inclinação mínima para o modelo utilizado, consulte o catálogo técnico do produto.


6. Porque aparece fresta de luz embaixo da cobertura? O que é corte de canto?
Por falta da realização do corte de canto. Que seria cortar os recobrimentos laterais e longitudinais onde as telhas trespassam da 2ª e 3ª telha no encontro de 4 telhas. Para realizar cortes com ferramentas elétricas, não se esqueça de utilizar a máscara e demais acessórios de proteção.


7. A telha pode mudar de cor? Qual é o máximo de água que a telha pode absorver?
Sim, conforme previsto em norma (NBR 7196). A telha pode absorver, de água, o correspondente a 27% do seu peso.


8. Por que não posso utilizar uma cumeeira de barro para dar acabamento em meu telhado?
Devido à dilatação diferente dos produtos. Pode acarretar no descolamento da telha de barro, além de trincas na interface da telha, massa de assentamento, sendo um possível local para entrada de água.


9. O vento influencia na montagem do telhado?
Sim. Recomenda-se instalação contraria à ação dos ventos predominantes na região, além de aumentar os pontos de fixação nos beirais.


10. Qual o prazo de validade e garantia da telha?
A Eternit garante suas telhas de fibrocimento por um prazo total de 5 (cinco) anos, já contabilizada a garantia legal para bens duráveis prevista no Código de Defesa do Consumidor, e desde que instaladas conforme nossos manuais técnicos ou normas técnicas específicas (ABNT/Eternit).


11. Posso colar trincas ou reparar furos nos produtos Eternit?
Não. É preciso substituir a peça. Não há produto que possa devolver as características do fibrocimento.


12. Minhas telhas estão úmidas/suando/gotejando. Onde errei?
Esse fenômeno é resultado de “condensação”. É preciso ventilar o local. Em alguns casos, a aplicação de impermeabilizantes (base acrílica) pode ajudar no processo. (vedapren – branco).


13. As telhas de fibrocimento do meu telhado estão apresentando trincas. Onde errei?
Podem existir erros de instalação, como: vão livre incorreto, aperto excessivo da fixação, falta de corte de canto ou desalinhamento da cobertura.
Para cada tipo de telha, faz-se necessária a consulta aos procedimentos de instalação e fixação contidos no catálogo técnico do produto.


14. Posso intercalar telhas translúcidas às telhas em fibrocimento Eternit? Qual o procedimento correto?
Sim. Para cada modelo de Telha, existe uma norma a ser seguida. Por favor, entre em contato com Atendimento ao Cliente Eternit para mais informações.

Compartilhe